-
Arquitetos: Mezzo Atelier
- Área: 197 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Ana Sampaio Barros
-
Fabricantes: Adobe Systems Incorporated, AutoDesk, Batista-gomes, CIN, Carpintaria 25 Unipessoal LDA, GlobalDis, Gosimat, Ilutop, Marmofoz, Porta R, Trimble Navigation
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Livramento foi desenhada pelos arquitetos do Mezzo Atelier para abrigar um casal de ingleses e seus seis cães. A casa reflete o estilo de vida prático e descontraído de seus moradores, com sua localização serena no topo de uma encosta acentuada e tomada por vegetação nativa. A equipe de arquitetos recorreu à tipologia e materialidade de uma ruína vizinha para projetar a nova construção: um extenso muro de pedra vulcânica existente foi aproveitado para ancorar e sustentar o volume proposto.
O projeto está localizado na ilha portuguesa de São Miguel, no arquipélago dos Açores, e aproveita-se da rica paisagem que ali existe. As condições naturais do terreno foram consideradas no desenvolvimento do projeto para pensar a volumetria da casa como uma estrutura estratificada de dois pisos que unifica o desnível encontrado na direção norte-sul. A equipe do Mezzo Atelier preocupou-se em incorporar detalhes da arquitetura vernacular da ilha, e escolheu o betão e a pedra de basalto como principais materialidades para o projeto. A fachada divide-se ao meio para gerar no piso térreo uma continuidade do muro de pedra existente, que contrasta com o piso superior, pintado em cinza claro.
Os interiores da casa também consistem em soluções um tanto simples para acompanhar o estilo de vida dos proprietários. O piso superior abriga a área social que está configurada como um grande espaço aberto e iluminado, com uma cozinha generosa que se estende ao ar livre e se funde com o terraço coberto. Em razão do característico clima instável dos Açores, este terraço está protegido para abrigar o casal e seus cães durante os dias de chuva e vento, ao mesmo tempo que permite que desfrutem da linda paisagem em condições mais agradáveis. Assim, a entrada principal está localizada no piso superior, enquanto as áreas de serviço, os quartos e o home office ficam abaixo, integrados com o exterior por um deck e um jardim no lado sul.
Para proteger os espaços internos da incidência solar direta, estruturas com ripas de madeira foram incorporadas às portas, de forma a adicionar textura e originalidade à fachada. Por fim, uma escada externa em cimento, pedra e aço une o nível do solo ao terraço superior ao longo da fachada leste, como um elemento conector fundamental da casa.